BRASIL
CFBM
Facebook
Portal da Transparência

09/05/18

CRBM 3 é representado em palestras e mesas redondas no II Congresso de Biomedicina da Região Norte

Diretores e Conselheiros discorrem sobre temas variados com foco no futuro promissor da Biomedicina no País. II Congresso de Biomedicina da Região Norte e VII Encontro de Biomedicina do Amazonas começa hoje e segue até sexta-feira

(Foto: Reprodução/Site evento)

Membros do Conselho Regional de Biomedicina da 3ª região (CRBM 3) ministram palestras e integram as mesas redondas no II Congresso de Biomedicina da Região Norte e VII Encontro de Biomedicina do Amazonas, realizado em Manaus, de 9 a 11 de maio. O encontro reúne profissionais, professores e pesquisadores e tem por objetivo promover a divulgação de inovações e a produção das diversas áreas do conhecimento, envolvendo a saúde e o diagnóstico, e os trabalhos científicos de pesquisa e extensão.

Nesta quinta-feira, uma das palestras será a "Atuação do Biomédico na Vigilância Sanitária: Relato de Experiência", ministradas por Wesley Francisco Neves e Tânia Maria de Souza Agostinho, que integram, respectivamente, as comissões Social, Eventos e Promoção de Classe e de Ensino, Docência e Científica do CRBM3. Wesley e Tânia vão destacar as formas práticas em Vigilância Sanitária, área com grande demanda de profissionais habilitados. A Vigilância Sanitária previne a disseminação e favorece o controle e o monitoramento de doenças.

"Uma parte da sociedade, infelizmente, não entende a importância desses processos, especialmente nas cidades do interior, onde alguns hábitos e costumes são muito arraigados. A desinformação onera a saúde pública e traz riscos para as pessoas, por isso a informação é importante", alerta Wesley. Para o palestrante, o papel da Biomedicina neste contexto é um diferencial, pois o profissional atua na fiscalização, na formação e orientação das pessoas colaborando na prática do que prevê as legislações, além de atuar na formulação de políticas públicas.

Ética

Na sexta-feira, a Mesa Redonda "Ética Biomédica nos CRBM: Desafios e Perspectivas" reúne os conselheiros Renato Pedreiro Miguel, presidente da Comissão de Ética do CRBM 3 e membro da diretoria;  Márcio Vinícius Cardoso Ferreira, do CRBM 4 e Tiago Santos Carvalho, do CRBM5 sob a coordenação de Wilson de Almeida Siqueira, do CRBM 1.

A proposta é o grupo debater a necessidade de unificar a atuação das Comissões de Éticas dos Conselhos Regionais de Biomedicina com apoio do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM). "Queremos falar a mesma linguagem", ressalta Renato Pedreiro Miguel. Segundo o presidente da Comissão de Ética do CRBM 3, as interpretações diversas provocam atrasos nas decisões e nos atendimentos às demandas. "A consonância será benéfica para toda a categoria", completa.

Outra Mesa Redonda, da qual Renato Pedreiro fará parte, debaterá o tema "Sindicatos e Associações: Desafios e Perspectivas". A coordenação será de Marcos Caparbo, do CRBM 1. O objetivo é divulgar as diferenças entre Conselhos, Associações e Sindicatos profissionais, mas sem abdicar da importância da atuar em conjunto. Em resumo, o Conselho orienta a categoria sobre o exercício profissional, a Associação promove o aprimoramento do conhecimento e o Sindicato coordena, defende e representa legalmente a categoria.

Do CRBM 3, ainda coordena a Mesa Redonda "Aconselhamento Genético: de um paradigma antigo à uma nova prática" Aparecido Divino da Cruz. O professor vai apresentar as Noções fundamentais do aconselhamento genético e sua prática pelo profissional Biomédico no cenário brasileiro.

Também durante o II Congresso de Biomedicina da Região Norte e VII Encontro de Biomedicina do Amazonas, o presidente do CRBM 3, Rony Marques de Castilho participará da Plenária do Conselho Federal. A atividade será restrita aos membros do CFBM.

Nesta segunda edição do Congresso estima-se a participação de 800 congressistas. O evento terá certificação de 24 horas de Atividades Complementares, mais 04 horas de cada minicurso pré-congresso, submissão e apresentação de trabalhos acadêmicos e certificação de "Pôster Destaque" para os três melhores colocados na categoria. Pós-congresso será oferecida a realização de prova de Título de Especialista para profissionais Biomédicos em: Análises Clínicas, Biomedicina Estética, Imagenologia, Citologia, Toxicologia e Acupuntura.

(Imprensa CRBM3)

 

Outras Notícias