Notícias

CRBM-3 inaugura Memorial da Biomedicina

A Biomedicina tem uma história marcada por evoluções e conquistas. De agora em diante será possível conhecer um pouco dessa trajetória a partir de objetos, equipamentos, materiais gráficos e fotográficos, souvenirs e outros expostos no Memorial da Biomedicina. O objetivo é manter viva a memória da profissão por meio de um acervo físico.

O Memorial inaugurado nesta sexta-feira, 02 de fevereiro,  seguirá os mesmos moldes daquele instalado no Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), desde 2022. O espaço, localizado na unidade de atendimento do Conselho Regional de Biomedicina – 3ª Região (CRBM-3), em Goiânia (GO), poderá ser visto pelos profissionais interessados em conhecer um pouco mais sobre esta profissão, entre as mais novas na área de saúde.

Os itens expostos foram doados por biomédicos, entre eles alguns conselheiros. Também são parte do acervo, produções do próprio Conselho Regional de Biomedicina – 3ª Região (CRBM-3). Aqueles profissionais que dispuserem de materiais relacionados às atividades biomédicas e que quiserem doar poderão entrar em contato com o CRBM-3 e contribuir para o incremento do Memorial.

O conselheiro federal Sérgio Antonio Machado foi quem propôs durante Plenária do CRBM-3 a criação de um espaço com o objetivo de preservar objetos, fotos, enfim tudo o que foi marcante nessa caminhada. Apesar do curto espaço de tempo, a Biomedicina tem história, realizações, passado, que precisam ser preservados e divulgados às gerações futuras. A proposta foi aprovada na 367ª Reunião Ordinária da Diretoria, de 03 de março de 2023 e em novembro do mesmo ano o mobiliário começou a ser confeccionado para receber o acervo do memorial

Ele relembra recortes relevantes da profissão. “Nas décadas de 70 e 80 houve dois momentos importantes relacionados à Biomedicina em Goiás: a criação do curso de Biomedicina na então Universidade Católica de Goiás, hoje Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e a criação do Conselho Regional de Biomedicina – 3ª Região (CRBM-3)”, conta.

“Destaco a importância dessa iniciativa para preservação de nossa história, pois ainda contamos com a maioria das pessoas que ajudaram na consolidação do CRBM-3 vivas e que podem contribuir com doações referentes à nossa profissão e também dos cursos iniciais de Biomedicina na nossa Capital”, acrescenta Sérgio Machado.

O conselheiro comenta sobre como é interessante ver equipamentos com os quais se trabalhava no século XX, considerados avanços tecnológicos expressivos, e atualmente ‘encostados’ e sem utilidade. Porém, serviram de base para os ultramodernos laboratórios de hoje. Entretanto, daqui a 10, 20 anos o que é expoente de tecnologia estará totalmente defasado, visto que a história é sempre marcada por evoluções.

“Nossos documentos, fotos, materiais de congressos precisam ser preservados, principalmente, numa época totalmente digital em que tudo é transitório e descartável”, chama a atenção. E finaliza: “O que era um sonho agora está se tornando realidade e assim a história da Biomedicina na jurisdição do CRBM-3 estará preservada para as gerações futuras”. (Imprensa CRBM-3)

 

MEMORIAL DA BIOMEDICINA

 museu site 2

Missão

Preservar, documentar, pesquisar e compartilhar a memória da Biomedicina, sendo um espaço de estímulo à pesquisa, ao desenvolvimento e à formação de novos profissionais.

Valores

Preservação do patrimônio material e imaterial;

Transparência na gestão em suas ações e resultados;

Compromisso com a função social do Memorial da Biomedicina na divulgação da sua história.

Zelo pela ética profissional;

Acessibilidade universal.

Visão

Ser uma referência da memória da Biomedicina na 3ª Região, unindo história e avanço científico, voltada para a área da saúde e da sociedade.