Selecione a Cidade mais próxima de você

DF
Brasília
GO
Goiânia
MG
Belo Horizonte
MG
Divinópolis
MG
Montes Claros
MG
Uberaba
MT
Cuiabá
TO
Palmas

Aviso: Este website utiliza cookies para armazenamento da região selecionada

25/01/19

Perícia Criminal é área promissora para biomédico

Interesse por esta área de atuação cresce entre os profissionais da saúde graças ao salário atrativo e à carreira promissora, mas depende de aprovação em concurso público. A Biomedicina leva vantagem quando se trata de conhecer bem o corpo humano.

Entre as muitas possibilidades que a Biomedicina oferece no mercado de trabalho está a Perícia Criminal. A área, especificamente, não se trata de uma habilitação da profissão biomédica, mas de uma carreira de Estado. Para atuar nas Polícias Científicas é preciso ser aprovado num concurso público e frequentar um curso de formação em criminalística na academia de policia.

Algumas disciplinas do curso de Biomedicina, tais como genética humana, biologia molecular e biotecnologia, preparam o aluno para atuar na área de identificação humana, o que favorece os conhecimentos para exercer a perícia criminal ou tornar-se assistente técnico, nesse caso, por meio de pós-graduação em perícia forense, área de auxílio à Justiça. Os biomédicos podem exercer qualquer das funções.

O trabalho de um perito criminal é acurado. Qualquer detalhe pode fazer a diferença na materialização de um fato e na identificação do autor do delito, sendo que cada particularidade deve estar cientificamente provada e fundamentada no laudo pericial.

O profissional biomédico leva uma grande vantagem para atuar como perito criminal, devido à formação, podendo atuar em diversas áreas da criminalística sendo uma delas na pericias em local de morte violenta, laboratórios de toxicologia, DNA, Biologia forense e meio ambiente.

Geralmente, há bons concursos para perito criminal em todo o Brasil, ainda que em alguns estados o profissional biomédico não esteja incluído neste rol. Porém em vários estados e na Polícia Federal o biomédico está incluso nessa carreira. O salário é atrativo e o ofício promissor, características que despertam o interesse. A profissão exige constantes atualizações.

 

 

Outras Notícias