Notícias
CRBM-3 e Visa-BH colaboram na uniformização de procedimentos fiscais
Reunião intersetorial teve foco específico na área da Estética
Publicado em 19/09/2025 - Última modificação em 19/09/2025 às 11h45
O Conselho Regional de Biomedicina – 3ª Região (CRBM-3) e o setor de Referências Técnicas em Serviços de Saúde e Interesse da Saúde do Programa VISA-CIS, Regional Belo Horizonte (MG), se reuniram de forma híbrida para tratarem da atuação do profissional de biomedicina no Serviço de Estética.
A reunião intersetorial contou com a participação do secretário-geral da Comissão de Intervenção do CRBM-3, Dr. Chafic Lays; do presidente da Comissão de Ensino e Docência, Dr. Fábio Marques; da gerente de Fiscalização, Drª Haylla Cavalcanti; da fiscal biomédica em MG, Drª Lorraine Carvalho. Pelo Programa Visa CIS participam as servidoras Drª Julia Penna de Andrade e a Drª Kerley Sabrina dos Santos.
“Abordamos a importância da parceria entre as entidades para a melhor eficiência da fiscalização. Compartilhamos o projeto do CRBM-3 de promover junto aos biomédicos inscritos no Conselho uma capacitação sobre os diretos e deveres do profissional habilitado”, disse o secretário-geral, Chafic Lays. Para ele, uma atenção especial às práticas relacionadas à área da Biomedicina Estética é fundamental, visto ser essa uma das habilitações que mais crescem.
A fiscalização é o setor que garante o cumprimento das normas e padrões com o objetivo de preservar a saúde e a segurança da população. Por isso, a uniformização de critérios fiscalizatórios contribui para assegurar que produtos e serviços presentes no mercado atendam aos padrões exigidos na legislação.
O CRBM-3, por ter a missão de fiscalizar a profissão biomédica, pode contribuir no aperfeiçoamento dessa padronização para as inspeções em conjunto, como também acredita a gerente de Fiscalização da entidade. “Essa troca de experiência nos permite apresentar uma perspectiva diferente de fiscalização e ao mesmo tempo colaborar na fusão de novos aspectos durante o trabalho conjunto entre os órgãos”, afirmou Haylla Cavalcanti.
O que o Departamento de Fiscalização do CRBM-3 verifica durante a vistoria?
- Alvará de Saúde emitido pela Vigilância Sanitária, o qual deve ser compatível com as atividades do estabelecimento;
- Certificado de Responsabilidade Técnica, que deve estar de acordo com o responsável técnico apresentado em fiscalização;
- Dados cadastrais de acordo com o registro junto ao CRBM;
Regularidade do registro profissional; - Compatibilidade entre habilitação profissional e atividades realizadas;
- Procedimentos em cumprimento às resoluções e normativas do CFBM;
- Débitos e outras pendências administrativas junto ao CRBM