Notícias

Nota de Posicionamento do CRBM-3 – Divinópolis (MG)

Nota para a sociedade

Posicionamento do CRBM-3 – Divinópolis (MG)

O Conselho Regional de Biomedicina – 3ª Região (CRBM-3) lamenta a morte de Iris Doroteia Martins, após atendimento em clínica de estética na cidade de Divinópolis (MG), e se solidariza com a família da vítima.

O CRBM-3, dentro de suas atribuições, acompanha o caso e solicitou a instauração de processo ético-disciplinar à Comissão de Ética da entidade para apurar a conduta da profissional biomédica envolvida no episódio. Processos éticos-disciplinares correm em sigilo, como orienta a legislação da categoria (Código de Processo Ético), e podem resultar até na cassação do registro profissional.

Cabe destacar que esses processos têm etapas e prazos a serem cumpridos e que envolvem ambas as partes – Conselho e profissional -, o que justifica sua morosidade. Cabe ainda esclarecer que tanto a referida profissional quanto a empresa de sua propriedade estão regulares no CRBM-3.

O CRBM-3 tem atuado com ênfase para coibir a atuação de profissionais irregulares ou que extrapolem o que prevê cada uma das habilitações por meio da realização de procedimentos não autorizados.

Somente na cidade de Divinópolis (MG), a Fiscalização realizou um trabalho de ponta a ponta, ou seja, cobriu cem por cento dos estabelecimentos e clínicas com biomédicos na cidade, nos últimos anos. Entre o final do ano de 2021 e o ano de 2022 foram feitas 39 visitas da Fiscalização; recebidas e atendidas 17 denúncias e emitidos 98 autos de infração nesta localidade.

Para a sociedade, a orientação do CRBM-3 é de que antes de qualquer procedimento relacionado à área da saúde, sejam feitas consultas públicas em relação ao profissional biomédico. No site do CRBM-3 temos um canal (https://crbm-03.implanta.net.br/ServicosOnline/Publico/ConsultaInscritos/) específico, entre outros que podem ser utilizados para obtenção de informações profissionais.

LOGO CRBM 3 marca circular verde

Conselho Regional de Biomedicina – 3ª Região (CRBM-3)