Notícias

Biomedicina destaca-se na Escola de Ciências Médicas e da Vida da PUC-GO

Profissionais biomédicos também estão à frente de diferentes unidades na instituição

(Foto: Wagmar Alves)

Escola de Ciências Medicas 20x30A Biomedicina tem uma participação importante na formação básica dos alunos dos cursos das áreas de saúde. Devido à concepção de uma matriz curricular sustentada em unidades de formação de grande complexidade, que permitem ao biomédico atuar em diversos áreas, o profissional também tem preparação para a docência de todos os cursos voltadas à saúde.

Um exemplo dessa amplitude está na Escola de Ciências Médicas e da Vida da Pontifícia Universidade Católica (PUC-GO), dirigida pelo biomédico e docente Professor Wilson de Melo Cruvinel. A Escola integra os cursos de Biomedicina, Biologia (bacharelado), Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia e Zootecnia da instituição localizada em Goiânia.

A Escola de Ciências Médicas e da Vida, bem como as outras quatro escolas da universidade, está ancorada no tripé ensino, pesquisa e extensão. “A prática da extensão se concretiza pelo retorno do investimento acadêmico que o estudante fez oferecido à comunidade em formato de serviços”, justifica Wilson Cruvinel, que atua integrado a outra biomédica, a professora Karlla Greick Batista Dias Penna, diretora adjunta da mesma Escola.

“Nosso objetivo é trabalhar o diálogo multiprofissional e interdisciplinar. Isso porque ao pensar em formação na área da saúde identificamos núcleos de formação que são comuns às profissões tanto na graduação – em unidades básicas -, quanto na pesquisa”, explica o diretor, destacando que a parceria ocorre também no âmbito de grandes projetos que trazem perguntas complexas e que para serem respondidos dependem da abordagem multiprofissional.

Além da Escola - que também respalda a formação dos alunos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia -, o Laboratório Clínico (LAC), da PUC-GO é coordenado também pela Biomedicina e dá suporte para toda a área de saúde.

Atualmente está à frente da unidade de análises clínicas a biomédica Iasmim Ribeiro da Costa Rizzo, realizando atendimentos em duas unidades. Anteriormente a coordenação era ocupada pelo professor Frank Souza Castro que deixou a função após assumir a Coordenação Geral dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da PUC Goiás. O biomédico já foi vice-presidente do Conselho Regional de Biomedicina – 3ª Região (CRBM-3).

A dinamicidade da profissão também se confirma por contemplar a área de morfofisiologia. Destaca-se o Setor de Anatomofisiologia humana e Realidade Virtual, coordenado pelo biomédico, Amarildo Lemos Dias de Moura. Por meio da realidade virtual, os alunos reforçam o aprendizado nos estudos de anatomia e fisiologia humana além dos estudos em peças naturais e sintéticas. A tecnologia foi adquirida pela instituição no ano passado por causa da pandemia e atende a vários cursos de graduação na área da saúde.

Ainda são administrados por biomédicos, a Coordenação Pedagógica de Acessibilidade e de Atividades Complementares, que tem à frente a professora Flávia Martins Nascente, a coordenação de Trabalho de Conclusão de curso do Professor Clayson Moura Gomes e ainda, obviamente, a Coordenação do Curso de Graduação em Biomedicina, que conta agora com a liderança do biomédico Roberpaulo Anacleto Neves.

A Biomedicina é um curso extremamente dinâmico e em constante reformulação para acompanhar as evoluções necessárias no âmbito das metodologias ativas, das áreas de formação, da pesquisa e da extensão. Uma das novidades mais recentes é a organização da matriz curricular temática destacando por exemplo a formação nas diversas áreas como formação básica, gestão, pesquisa, especialidades, imagem, análises clínicas entre outras (Imprensa CRBM-3).