Notícias (Antigas)

Biomédico publica livro "Research and Development of new drugs in Brazil: The challenge of innovation, globalization and technological dependence"

Descricao Vazia

O livro intitulado "Research and Development of new drugs in Brazil: The challenge of innovation, globalization and technological dependence" descreve o diagnóstico brasileiro de pesquisas referentes aos testes com novos fármacos em humanos, referente ao período de 2007 a 2012, a partir de dados obtidos em bases de dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Comissão Nacional de ética em pesquisa (CONEP/CNS/MS) e os ensaios clínicos registrados na Plataforma Internacional de Ensaios Clínicos da Organização Mundial da Saúde (International Clinical Trials Registry Platform – ICTRP), quanto aos aspectos: capacidade de inovação estrangeira frente a nacional, fonte de investimentos, doenças e populações estudadas, riscos e benefícios aos participantes da pesquisa, entre outros aspectos abordados no livro. Esse processo envolve riscos como possíveis violações dos direitos, segurança e bem estar de participantes em países onde estes são vulneráveis, especialmente quando se trata do acesso a serviços e produtos que não são oferecidos pelo sistema de saúde do país. Entre os benefícios do processo de globalização de ensaios clínicos está na disponibilidade de acesso a tratamentos inovadores a pacientes com doenças graves sem alternativas terapêuticas no país. ?O livro foi publicado em maio de 2016 na língua inglesa pela editora Lambert Academic Publishing, ISBN: 978-3-659-88027-8. Esta disponível para compra em: https://www.morebooks.de/store/pt/book/research-and-development-of-new-drugs-in-brazil/isbn/978-3-659-88027-8

Quanto aos autores, Ricardo Eccard da Silva é biomédico e doutorando em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em regulação e vigilância sanitária na Anvisa, inspetor em Boas Práticas Clínicas qualificado pela Organização Mundial da Saúde e membro dos grupos de trabalho “Responsabilidades pós-estudo (Post-Trial responsibilities)” e “Retorno de resultados individuais (Return of Individual Results)” da Universidade de Harvard (Estados Unidos). Maria Rita Carvalho Garbi Novaes é farmacêutica hospitalar da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e docente do Curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) onde atua também como orientadora do Mestrado Profissional da mesma instituição. Na UnB, atua como pesquisadora associada na orientação de mestrado e doutorado na Pós-graduação em Ciências da Saúde. Angélica Amorim Amato é endocrinologista e docente na mesma área na UnB e atua também na orientação de mestrado e doutorado na Pós-graduação em Ciências da Saúde na mesma instituição.