Notícias

"Olá Ciência" divulga a Biomedicina

Canal conduzido por biomédicos e engenheiro de sistema tem mudado a forma de aprofundar os assuntos sobre a saúde e a pesquisa

Quem acompanha as Lives exibidas pelo canal Olá Ciência, no YouTube, impressiona-se com a forma direta, didática e bem humorada dos integrantes tratarem assuntos relacionados à saúde, à pesquisa e ao conhecimento científico, em geral. Na bancada estão o biomédico Lucas Zanandrez, um amigo e sócio, um convidado especialista diferente a cada evento. 

Ao debater Ciência sob o olhar da Biomedicina, Lucas vem preenchendo uma lacuna muito importante no contexto da internet. Afinal, a Biomedicina é uma atividade em constante expansão e evidência no amplo ambiente das profissões da área de saúde.

"O biomédico tem sensibilidade para lidar com assuntos de saúde. Há uma interface com a Medicina que nos favorece", garante Lucas, que também é mestre em Inovação Tecnológica.

Ele conversou com o site do CRBM-3, após visita à Seccional do CRBM, em Belo Horizonte (MG), no início deste mês, quando foi recepcionado pelo presidente Renato Pedreiro Miguel e por diretores da entidade. Na ocasião, falou um pouco sobre sua trajetória.

Lucas graduou-se pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, atualmente, trabalha em uma empresa responsável por serviços epidemiológicos de saúde pública. Anos antes, esteve na Austrália, onde por meio do programa Ciência Sem Fronteiras participou de estágio em áreas de estudos sobre Câncer, Células-tronco e Biologia Molecular.  

"Durante o período no exterior percebi como as pessoas naquele país valorizavam e conheciam sobre as atribuições da Biomedicina. E isso não ocorria aqui no Brasil, sendo que a pandemia colaborou para mudar parte dessa realidade", lembra o jovem.

Do que observou em outro País surgiu a ideia de criar o canal e mostrar às pessoas o que o biomédico faz. O que antes era um hobby foi se profissionalizando com apoio do amigo e sócio, que é engenheiro de sistemas, e com ajuda da esposa de Lucas, que também é biomédica e colabora como assessora científica do canal.

"Todo nosso investimento foi orgânico. Não tivemos apoio financeiro e estivemos perto de desistir por força dos compromissos pessoais, mas nos profissionalizamos e seguimos em frente. O resultado, sensacional, você confere em youtube.com/olacienciabr.

Os formatos flexíveis são características do Olá Ciência, que além do canal no YouTube - onde são postados dois vídeos semanalmente, alternando com duas lives também semanais - conta ainda com o Instagram e o Twitter, considerado uma rede social relevante para os cientistas.

Os conteúdos se dividem entre Saúde – voltados para um público maduro que busca informações sobre doenças, cuidados, prevenções etc -, e Curiosidades Científicas – esses com foco nas pesquisas, estudos e outros tópicos de interesse da comunidade acadêmica, dos recém-formados e trabalhadores da saúde.

"Criar conteúdos exige rigor, criatividade, planejamento e tempo para estudar e se aprofundar no assunto proposto. Ao longo do ano temos um plano de 52 temas, mas à medida que a realidade exige vamos inserindo outros. "Falamos sobre aquilo do qual temos domínio. A Biomedicina une várias especialidades numa única profissão e isso nos traz várias possibilidades", afirma.

Conselho

Recentemente, convidado a visitar à Seccional de Belo Horizonte, Lucas encontrou-se com o presidente Renato Pedreiro Miguel e com alguns diretores do CRBM-3. A entidade reconhece a importância e valoriza os biomédicos que fortalecem a Biomedicina, com destaque especial no ambiente virtual devido ao alcance. O divulgador científico também teve acesso detalhado às atribuições, ações e eventos que a entidade vem promovendo.

Durante o encontro, o biomédico Lucas Zanandrez sugeriu uma nova habilitação para a profissão: a Comunicação Científica. "Uma habilitação dessa natureza vai contextualizar de forma diferenciada a Biomedicina. Além disso, a difusão do conhecimento vem crescendo através dos incentivos do CNPq e da Capes, por exemplo, e ajuda na popularização da Ciência.

Para os biomédicos que pensam em empreender e se destacar na área da Ciência e Tecnologia, Lucas aconselha a manter a determinação e não desistir. "A internet está aí para ajudar e facilitar", orienta. Ele reconhecendo que tem muita gente fazendo bons trabalhos. (Imprensa CRBM-3)

LUCAS LIVE 2

Lucas Zanandrez, biomédico e divulgador científico (Foto: Divulgação)

Conselho e blogueiro Lucas

Renato Miguel (pres. CRBM-3), Lucas e Wesley Francisco (diretor tes. CRBM-3)