Notícias

Biomédicos que trabalham em laboratórios são vacinados contra Covid-19

Entre os profissionais de saúde na linha de frente, os biomédicos que trabalham em laboratórios de Análises Clínicas e são responsáveis pelo diagnóstico da Covid-19 receberam a primeira dose da vacina contra a doença. A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), responsável pelo cronograma de vacinação na Capital, foi realizada no último dia 31 de janeiro, Universidade Federal de Goiás (UFG), no Setor Universitário. Outros cronogramas serão realizados, conforme a disponibilidade de vacinas. Os profissionais de saúde devem continuar acompanhando nos sites das Secretarias.

Para receber a dose, o profissional de saúde precisou comprovar que trabalha em laboratório, apresentando um contracheque ou crachá, com o nome do estabelecimento em que presta o serviço, além de CPF e documento de identificação com foto. Quem não tinha esses dois comprovantes, precisou apresentar declaração do responsável pelo laboratório. A declaração ficou retida para fins de investigação de possíveis denúncias.

Entre a categoria, a expectativa era grande. Segundo o presidente do Conselho Regional de Biomedicina – 3ª Região (CRBM-3), Renato Pedreiro Miguel, o profissional biomédico é um dos primeiros a entrar em contato com os casos suspeitos ou confirmados da doença e é também essencial no combate à Covid-19, já que possui a teoria e a prática necessárias para a coleta, análise e interpretação dos resultados, tendo como maior compromisso a segurança com a saúde da população. (Imprensa CRBM-3)