Notícias

Câmara da Mulher Biomédica é lançada e quer aumentar a representatividade feminina.

No Encontro do Sistema CFBM-CRBM´s, nos últimos dias 21 e 22 de novembro, em Brasília (DF), foi lançada a Câmara da Mulher Biomédica. A iniciativa é inovadora e visa fortalecer a presença feminina em todas as áreas da Biomedicina, lutar por igualdade de oportunidades e ainda tratar de assuntos que afetam diretamente as mulheres.

O lançamento foi prestigiado por profissionais biomédicas docentes, pesquisadoras, gestoras e representantes de entidades como as associações e os sindicatos, entre outras, e ainda por parlamentares da Câmara Federal – deputado Diego Garcia - e da Câmara Distrital – deputado Gabriel Magno. Ambos se comprometeram a levantar as pautas biomédicas.

A conselheira federal Janaína Naumann está à frente da coordenação da Câmara da Mulher Biomédica. Todos os Conselhos, no entanto, apoiam a iniciativa e desenvolverão ações que priorizem compartilhar experiências e criar uma rede de apoio entre as biomédicas.

A vice-presidente, Roumayne Lopes Ferreira, convidada a falar em nome do CRBM-3 ressaltou os diferentes papéis da mulher na sociedade, discorreu sobre a importância do respeito para e da força da unidade entre elas como caminho para novas conquistas, inclusão e reconhecimento.

No CRBM-3, a promoção de ações, eventos e outras iniciativas relacionadas à Câmara da Mulher Biomédica estarão concentradas no programa “Biomédicas em foco”, formado pelas conselheiras do CRBM-3 que gerenciarão as atividades diversas ligadas ao universo feminino. A expectativa é colocar ações em prática a partir do próximo ano.

Atualmente, as mulheres representam atualmente 80% da categoria. Já o CFBM-CRBM’s é composto por 41% de mulheres conselheiras. A meta é chegar no mínimo aos 50%. Segundo a vice-presidente, o grupo responsável pelo “Biomédicas em foco” está ansioso para dar inicia à agenda. (Imprensa CRBM-3)