Notícias

Fiscalização completa 20 anos de reestruturação no CRBM-3

Com 11 fiscais biomédicos, o departamento vem colhendo excelentes resultados e promovendo com eficiência a finalidade do Conselho

O departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Biomedicina – 3ª Região (CRBM-3) comemora 20 anos de reestruturação em 2023. Nessas duas décadas ocorreram mudanças preponderantes para as atividades que colaboraram para a ampliação dos trabalhos e, consequentemente, para a melhor qualidade dos serviços de saúde prestados à sociedade.

A Fiscalização tem a finalidade de orientar, supervisionar e inspecionar o exercício e a conduta dos profissionais biomédicos, em atendimento ao que recomendam as resoluções editadas sobre a profissão biomédica.

No CRBM-3, o departamento de Fiscalização foi reorganizado em 2003. No início apenas uma fiscal deu o pontapé nas atividades, sendo incorporada uma segunda fiscal biomédica pouco tempo depois, quando o departamento, de fato, começou a ser remodelado. Atualmente, a equipe de fiscais do CRBM-3 soma 11 biomédicos.

Responsável pela gestão da Fiscalização, Haylla Cavalcanti lembra que ao longo desses vinte anos, ocorreram importantes transformações, sendo uma das mudanças mais preponderantes a implantação do sistema on-line e o uso de tecnologias, como tablets e telefones celular. “Saímos do papel para o digital e isso nos permitiu mais agilidade e assertividade nos processos e na comunicação”, afirma a gerente.

O grupo participa de treinamentos ocasionais. Os treinamentos são de extrema importância, dadas tantas mudanças que ocorrem em legislações que envolvem nosso trabalho e pela quantidade de habilitações e áreas de atuação que ampliam o volume de empresas a serem fiscalizadas.

Um dos desafios do departamento de Fiscalização é ampliar sua visibilidade, pois muitos ainda desconhecem ou não reconhecem a importância deste. Para o presidente, Renato Pedreiro é fundamental que a sociedade tenha consciência de que existe um compromisso do CRBM-3 com o trabalho fiscalizatório. Para alcançar essa meta, estão previstas campanhas nas redes sociais por meio de vídeos e posts esclarecendo como são articuladas as atividades dos fiscais. (Imprensa CRBM-3)