Notícias

Educação Continuada – Habilidades Biomédicas prepara a terceira edição

A Associação de Biomédicos da 3ª Região (ABM3) promoveu a segunda edição do projeto de Educação Continuada – Habilidades Biomédicas, nos últimos dias 24 a 26 de junho. Totalmente gratuito e remoto, o evento teve transmissão pela plataforma Zoom diretamente da Seccional do Conselho Regional de Biomedicina – 3ª Região (CRBM-3), em Cuiabá (MT), parceiro do projeto.
Em duas edições – a primeira ocorreu em Belo Horizonte (MG), entre 27 e 29 de maio – um total de 589 pessoas, entre profissionais e acadêmicos, se inscreveram. O presidente da ABM3, Renato Pedreiro Miguel reforçou que a entidade, oferecerá, periodicamente, palestras com intuito de colaborar com a qualificação. “A ABM-3 quer firmar-se como associação referência no desenvolvimento científico e como parceira dos biomédicos”, disse.
Um dos palestrantes convidados para a segunda edição, o conselheiro titular do CRBM-3 em Cuiabá, professor na UFMT e coordenador de pesquisa clínica do Instituto Butantan, Luciano Teixeira Gomes endossa o compromisso da associação em promover o aperfeiçoamento técnico e a aproximação entre biomédicos de diferentes áreas. “O Programa de Educação Continuada cumpriu seus objetivos e tem sido ação importante de união profissional e aproximação da ABM3, do CRBM3 e dos seus profissionais”, afirma.
Luciano Teixeira Gomes acredita que a iniciativa deve ser contínua e itinerante. Segundo ele, ainda há uma baixa adesão dos biomédicos, mas a construção do perfil profissional e do conhecimento técnico é um esforço individual e o papel da ABM3 e do CRBM-3 é o de propiciar o diálogo e o crescimento profissional, o que vem sendo feito.
Os outros convidados para a programação da Educação Continuada em Cuiabá foram as biomédicas Bruna Regina de Arruda e Silva, imagenologista e esteta; Camila Patrícia da Silva Guarim, profissional habilitada em Circulação extracorpórea; Gabirela Moro, esteta e mestre em Ciências ortomolecular e nutrigenômica e os fiscais biomédicos Amanda Venâncio e Alexandre José Barros.

                                                                                                                                               Início
Na primeira edição, realizada entre 27 e 29 de maio, a partir da Seccional do CRBM-3, em Belo Horizonte (MG), os palestrantes foram os biomédicos Rafaela Oliveira Silva, docente, especialista em Estética e delegada do CRBM-3 em Belo Horizonte (MG); Alexandre Barros, fiscal biomédico; as biomédicas Marcella Bergamini de Baptista, assessora científica e Grasiele Aparecida Magalhães dos Santos, especialista em pós-analítico - ambas do Grupo Pardini - e Mauro Marques Ferreira Jr, conselheiro do CRBM-3 em Uberaba (MG) e coaching.
Rafaela Oliveira, biomédica responsável pela palestra de abertura na ocasião, também ressaltou a importância da iniciativa. “A educação continuada é uma proposta de aprendizado ao longo da carreira, além da formação tecnicista. Ter momentos onde conseguimos repensar o processo de ensino e aprendizagem com um grupo de profissionais é muito importante, em especial para o profissional biomédico, pois temos mais de 30 áreas de atuação que requerem a busca de qualidade, integralidade e eficiência nas suas atividades”, detalhou.
                                                                                                                                                Julho
Para o próximo evento, os organizadores já formatam a grade de palestra com o objetivo de inovar nos conteúdos. A expectativa é aumentar o número de inscritos. O aprendizado complementar proporcionado pela educação continuada colabora para reciclar conhecimentos, atualizar informações sobre áreas específicas, estimular a criatividade e promover também a interação entre os públicos. (Imprensa CRBM-3)