Notícias

MEC proíbe novos cursos EAD na área da Saúde

O Ministério da Educação (MEC) confirmou que cursos das áreas de Saúde e de Engenharia não poderão mais ser ofertados integralmente na modalidade de Educação a Distância (EAD). A medida abrange os cursos de Biomedicina e foi divulgada no último dia 24 de abril.

A criação de novos cursos nesta modalidade já estava suspensa por meio de portarias, mas a partir de agora a decisão é definitiva e integrará o novo decreto presidencial que deverá ser publicado nas próximas semanas, após passar pela análise da Casa Civil.

A mudança é fruto de mobilização do Fórum dos Conselhos Federais da Área de Saúde (FCFAS) e de uma preocupação com uma graduação de qualidade, que necessariamente passa pelo presencial. O CRBM-3 apoia a iniciativa.

O presidente da Comissão de Ensino e Docência do CRBM-3, conselheiro Renato Angelo da Silva, destaca que “a formação na área da saúde demanda práticas presenciais indispensáveis à qualificação profissional e à segurança do paciente, não sendo compatível, em sua essência, com a modalidade exclusivamente a distância” (IMPRENSA CRBM-3).