BRASIL
CFBM
Portal da Transparência

25/07/18

Trabalho de Vigilância em Saúde com os Romeiros de Trindade é apresentado no Conasems

Coordenado por biomédico, o estudo foi realizado durante a última edição da maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno. Conclusão foi positiva e demonstrou a importância do biomédico nas atuações preventivas

“O Acolhimento em Saúde dos três milhões de devotos do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO)” é o tema do trabalho que o biomédico Leonardo Izidório Cardoso Filho, diretor da Vigilância em Saúde de Trindade e coordenador do curso de Biomedicina da Faculdade União de Goiás, apresenta nesta quarta-feira, 25, no Congresso do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em Belém (PA).

O estudo é resultado de um acompanhamento aos romeiros realizados durante os dez dias da Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno e envolveu 1.200 profissionais de saúde (Vigilâncias em Saúde –Epidemiológica e Sanitária). Para ampliar a capacidade de assistência aos romeiros vindos de todas as partes do País foram posicionadas tendas para atendimento e informações em pontos estratégicos da cidade de Trindade. O foco foi a prevenção das doenças infecto-contagiosas, assistência, urgência e emergência.

Leonardo destaca a importância de iniciativas como esta. “Demonstramos a importância e a amplitude da Biomedicina em vários campos, inclusive o da prevenção e não só do diagnóstico, como uma parte da sociedade acredita”, justifica. Ele ressalta ainda a receptividade dos romeiros em relação ao trabalho. “Da parte deles, constatamos consciência”, concluiu o biomédico.

Esta é a quarta participação de Leonardo no Conasems, considerado um dos mais relevantes eventos políticos do Brasil. Os Conselhos Federal e Regionais de Biomedicina participam do Conasems. O estande das entidades está entre os mais visitados pelos congressistas.

Biomédico Leonardo Izidório com diretores do CRBM-3

 

Outras Notícias