Selecione a Cidade mais próxima de você

DF
Brasília
GO
Goiânia
MG
Belo Horizonte
MG
Divinópolis
MG
Montes Claros
MG
Uberaba
MT
Cuiabá
TO
Palmas

Aviso: Este website utiliza cookies para armazenamento da região selecionada

13/03/19

Testes à beira do leito são cada vez mais rotineiros

Coleta de material e interpretação de dados devem ser feitos por profissionais da área de análises clínicas

Os testes à beira do leito, como são conhecidos no ambiente hospitalar o uso dos instrumentos da categoria point of care, tem como principais características a rapidez e a precisão nos resultados sem a necessidade de uma estrutura laboratorial montada. “Esses testes garantem resultado praticamente instantâneo com qualidade comparávelà dos ensaios tradicionais”, afirma o biomédico Jhonathan Gonçalves Rocha, primeiro-secretário do CRBM-3.

Essa facilidade favorece principalmente os pacientes em situação de emergência ou internados, mas que exijam uma rápida avaliação para a melhor tomada de decisão médica quanto ao tratamento. Conforme Jhonathan, são os profissionais da área de análises clínicas quem devem estar à frente da realização dos ensaios, já que estão aptos à colheita e interpretação dos dados.

O preço dos insumos da categoria point of care varia muito, pois depende do tipo de teste, indo desde os ensaios para o monitoramento do controle glicêmico até os utilizados no diagnóstico de lesões cardíacas e do aparelho respiratório. Jhonathan acredita que a presença dessas tecnologias no ambiente hospitalar seja um facilitador e nem longe concorre com os laboratórios, uma vez que nos hospitais onde há atendimento laboratorial a responsabilidade pelos exames nos leitos fica a cargo dos profissionais laboratoristas desta unidade.

Biomédico Jhonathan Gonçalves destaca as facilidades do point of care

 

Outras Notícias