BRASIL
CFBM
Portal da Transparência

27/04/18

Reunião do Fórum dos Conselhos Regionais da Área de Saúde (FCRAS-GO)

Realização do Seminário de Ética, da Jornada da Saúde e a expansão do Ensino à Distância (EAD) foram debatidos durante o encontro esta semana

Integrantes do Fórum dos Conselhos Regionais da Área de Saúde (FCRAS), em Goiás, estiveram reunidos na sede do CRBM-3. O Fórum tem o propósito principal de debater e trabalhar pelas demandas em comum das profissões da saúde no Estado, além de promover a troca de experiências e informações administrativas.

Segundo o coordenador do FCRAS, presidente do CRBM-3, Rony Marques de Castilho, foram acertadas a realização do Seminário de Ética para os conselheiros, em 5 de junho, e a organização de uma Jornada da Saúde, provavelmente para outubro ou novembro deste ano. A partir do tema proposto – “Saúde: espaço de todos, respeito mútuo”, os integrantes do Fórum definirão a programação do evento.

Outro assunto de relevância para as categorias na pauta tratou-se da reunião do Fórum dos Conselhos Federais da Área de Saúde, que ocorrerá em Brasília, no próximo dia 10 de maio, para debater a liberação do Ensino à Distância (EAD) dos cursos na área de saúde pelo Ministério da Educação (MEC). Existe uma preocupação dos conselhos quanto à expansão desses cursos dada à necessidade das disciplinas práticas e acompanhamento docente.

Os participantes definiram também sobre a necessidade de mapear os projetos de lei relacionados à saúde que tramitam na Câmara Municipal de Goiânia e na Assembleia Legislativa de Goiás, com objetivo de acompanhar de perto as decisões.

Participaram da reunião Ivete Santos Barreto, presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-GO); Simone Lemos, membro do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de GO e do DF (Crefito 11); Edmar Godoy Viggiano Pereira, gerente de fiscalização do Conselho Regional de Farmácia (CRF-GO); Juliana Ferraz Pimentel, do setor de Fiscalização do Conselho Regional de Fonoaudiologia (CRFONO 5).

Esta foi a segunda reunião do FCRAS em 2018. O próximo encontro está agendado para 21 de junho. Além de Goiás, na terceira região o estado de Minhas Gerais e o Distrito Federal já se organizaram em Fóruns semelhantes. A iniciativa fortalece as categorias que lidam com a saúde em diferentes áreas e melhora a prestação de serviço para a sociedade.

Participam do (FCRAS- GO):

Conselho Regional de Medicina (Cremego)

Conselho Regional de Odontologia (CROGO)

Conselho Regional de Enfermagem (Coren-GO)

Conselho Regional de Biomedicina (CRBM3)

Conselho Regional de Farmácia (CRF-GO)

Conselho Regional de Fonoaudiologia (Crefono5)

Conselho Regional de Nutrição (CRN1)

Conselho Regional de Psicologia (CRP-09)

Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-GO)

Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito 11)

Conselho Regional de Serviço Social (Cress 19)

Conselho Regional de Educação Física (CREF14)

Conselho Regional de Biologia (CRBIO 4)

 

(Imprensa CRBM 3)

 

Outras Notícias