BRASIL
CFBM
Portal da Transparência

18/05/18

CRBM-3 participará da XXI Marcha dos Prefeitos a Brasília

Participação visa divulgar a Biomedicina entre os prefeitos e ressaltar a importância da realização de concursos públicos com vagas para este profissional nas Secretarias Municipais de Saúde.

Pelo quinto ano consecutivo o Conselho Regional de Biomedicina - 3ª Região (CRBM-3) estará presente na Marcha dos Prefeitos a Brasília, de 21 a 24 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil. O CRBM-3 estará no evento em conjunto com os outros Conselhos Regionais de Biomedicina – regiões 1, 2, 4, 5 e 6 – e o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM).

O layout do estande da Biomedicina favorece a interação, uma das propostas da participação na Marcha. No local estarão presentes as diretorias dos Conselhos para recepção às autoridades e aos visitantes que passarem pelo estande. Serão entregues folders, materiais informativos e distribuídos brindes aos participantes.

O presidente do CRBM-3, Rony Marques de Castilho, ressalta a importância desta aproximação com os prefeitos e representantes de municípios de todo o País para a divulgação da Biomedicina e dos profissionais biomédicos.

“Nossa luta é aproveitar esse espaço de debates para informar os prefeitos sobre a importância de incluir o biomédico nos quadros de profissionais das Secretarias Municipais de Saúde, divulgar as habilitações, a atuação dos Conselhos, estimular os concursos públicos para essa carreira e a inclusão no plano de cargos e salários do funcionalismo público dos municípios”, enumera Rony Marques.

O presidente acrescenta que o relacionamento tem dado resultado. “É uma oportunidade excelente para tirarmos todas as dúvidas, e esclarecermos sobre a Biomedicina e suas formas de atuação. No material que distribuímos segue, inclusive, um modelo simples e sugestivo sobre como é fácil criar uma lei para inserir o biomédico nas contratações municipais”, diz.

Plenária

Na terça-feira, 22, a Plenária do CRBM-3 será realizada na sede do Conselho Federal Biomedicina (CFBM), às 17 horas, com a presença do presidente do CFBM, Sílvio José Cecchi. Estarão presentes todos os membros da Diretoria, conselheiros e delegados da terceira jurisdição formada pelos estados de GO, TO, MT, MG e do DF. “Será mais uma oportunidade para alinharmos nossas estratégias de atuação e fortalecimentos da imagem do Conselho”, conclui.

A Plenária terá ainda a participação dos coordenadores de cursos de graduação em Biomedicina das Faculdades com sede no Distrito Federal.

Sobre a Marcha

A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é uma mobilização democrática, realizada anualmente desde 1998, e se tornou o maior evento político do Brasil, contando com a presença de mais de 8 mil participantes: prefeitos, secretários municipais, vereadores, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais, ministros e presidentes da República. Ao longo dos quatro dias deste congresso, desafios comuns dos Municípios são debatidos com os diferentes atores políticos.

(Imprensa CRBM3)

Confira as fotos da Marcha dos Prefeitos a Brasília de 2017:

(Fotos: Verusca Daniela)

 

 

Outras Notícias